COMO É ESTUDAR INGLÊS NA EC ENGLISH – TORONTO… ?

4

A EC English é uma escola relativamente nova, pois sua primeira unidade foi fundada em 1991 em Malta. Atualmente atua em cinco países – Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Malta e África do Sul. As escolas estão localizadas em cidades totalmente emblemáticas e nos fazem sentir o verdadeiro prazer de estudar o idioma – Inglês ou Francês.

Importante ressaltar que a EC encontra-se também em Montreal, cidade bilíngue do Canadá, onde a língua francesa se sobressai no dia a dia dos locais. Por essa razão, os alunos podem optar pelo English and French Bilingual Programme. Esse programa permite o aprendizado dos dois idiomas ao mesmo tempo… Incrível né?

Passei um mês estudando na EC em Toronto e no post de hoje vou descrever minha experiência e impressões a respeito da escola. Localizada na Eglinton Ave West a EC é extremamente aconchegante e é impossível não se sentir em casa já logo no primeiro dia.

Primeiro dia de aula na EC English Toronto

No primeiro dia de ”aula” que na realidade nem é aula, todos os newcomers são submetidos a um teste de nivelamento. Em um primeiro momento os teachers recebem os estudantes com uma breve conversa, abordando alguns assuntos relacionados aos interesses de cada um no idioma. Na realidade esse é o speaking test, que é tão espontâneo que de fato parece uma simples conversa. Logo após, são realizados mais três testes: reading, listening e writing.

Com o objetivo de promover um momento de descontração após os testes, a escola oferece um coffee break, possibilitando a interação entre staff e students. Logo após, acontece o welcome talk para a apresentação de algumas informações sobre as aulas, a escola, atividades extras e lifestyle em Toronto.

Ainda no primeiro dia rola um walking tour para apresentar as atrações próximas à escola. Após o almoço, os alunos retornam para receberem o schedule de aulas (core A ou B) e o número da sala. A EC apresenta oito níveis de ensino e os alunos são posicionados de acordo com o grau de conhecimento apresentado no teste de nivelamento.

Cronograma de aulas

Independente da carga horária escolhida, todos os alunos terão aulas no período matutino e vespertino em dias alternados. (Ex: segunda de manhã, terça à tarde…) Para alunos que cursam o programa semi-intensivo, acrescenta-se uma hora e trinta minutos de aulas alternativas de acordo com cada nível. Essas aulas são chamadas ‘elective classes’.

6

7

Algo que me chamou bastante atenção é que a EC oferece também free classes todos os dias e um plano de aula é exposto no mural informando horários, salas e temas a serem abordados. Ou seja, não tem desculpa para não aprender, certo?

3

Aulas, professores e alguns detalhes

A EC oferece um ambiente bem moderninho com lousa digital em todas as salas. As aulas são dinâmicas e descontraídas, tendo como meta o desenvolvimento do speaking – habilidade de conduzir uma conversa sobre qualquer assunto. A cada seis semanas todos os alunos realizam um teste e dependendo do desempenho, podem ‘level up’ – mudar de nível.

Toda semana acontece o ‘reading circle’. Os professores entregam parte de uma história (respeitando o nível de cada sala) e uma “tarefa” a ser realizada. Cada aluno recebe uma missão diferente, por exemplo: resumir a história, comparar com fatos reais, discutir o significado de vocabulário desconhecido e por aí vai… A história deve ser lida com antecedência e em sala rola uma discussão a respeito. É trabalhoso, mas extremamente enriquecedor!

Todos os professores são qualificados pelo CELTA, que nada mais é que um exame internacional específico para professores de língua inglesa. Devido ao fato de Toronto ser uma cidade multicultural, grande parte do corpo docente não é de origem canadense e alguns até estudaram na própria EC e construíram carreira lá mesmo.

A EC apresenta uma atmosfera superdescontraída e a relação entre staff e alunos é geralmente bem amigável. Essa escola disponibiliza também vários cursos, como: Inglês geral, Inglês para negócios, preparatórios para exames e muitos outros… Clique aqui para saber mais.

1

Não é novidade para ninguém que o Inglês abre portas e atualmente é um pré-requisito para admissão em qualquer área. Quando estudamos em outro país, encontramos pessoas de todos os lugares do mundo e isso nos permite entender que através do idioma podemos encurtar distâncias e a EC está de portas abertas para ajudar no que for preciso.

PS: A EC foi a minha segunda experiência de estudar Inglês no exterior. Meu primeiro contato com uma escola para estrangeiros foi com a ELS Language Centers em Nova York. Quer saber como foi? ENTÃO CLIQUE AQUI!!!

 

90 opiniões sobre “COMO É ESTUDAR INGLÊS NA EC ENGLISH – TORONTO… ?”

  1. Olá, Andréia! Parabéns pelo. Log. Gostei muito das informações compartilhadas.

    Estou planejando intercâmbio de 3 meses em Toronto para o próximo ano. Minha primeira opção era a EC 30+ por ser voltada a um público mais maduro. Entretanto pesquisando outras escolas, senti falta de informações mais detalharas sobre a metodologia da EC. Também tive a sensação de que essa avaliação após 6 semanas pode me deixar meio “estacionada” num nível.

    Também notei que em algumas escolas há flexibilidade para que participe de aulas mais voltadas ao desenvolvimento de uma habilidade específica.

    Vc poderia explicar um pouco melhor a metodologia da EC e como vc percebe essa evolução na língua.

  2. Ola Andreia, tudo bem? Estou montando meu programa para ir pra Toronto, de 20 de novembro a 8 de dezembro/2017 (3 semanas apenas). Até agora, a escola que mais me chamou a atenção é a EC porque foi indicação e além de tudo tem turma dos 30+. Eu tenho 47. O problema que todos estão me desanimando é o frio nesta época. Eu posso ir em agosto e em novembro/dezembro. Qual você me indicaria? Eu adoro frio. Nesta época novembro/dezembro é muito frio mesmo? Outra coisa. Estou querendo ficar em homestay. O que você acha? Vale a pena ficar homestay mesmo, ou é melhor em uma acomodação estudantil? Tô cheio de dúvida!!! Grande abraço. Denys

  3. Olá, adorei essa matéria sobre a EC, estou pesquisando e sanou muitas dúvidas.
    Mas ainda estou insegura, não pratico meu inglês é só tenho duas semanas para cursar.
    Você acha que é melhor eu esperar conseguir pelo menos um mês de férias para cursar o intensivo? Gostei da sua transparência no blog e sua opinião será muito importante para mim. Obrigada

    1. Oi Daniela, amei seu comentário!!!!
      Olha, eu acho que independente do seu nível de conhecimento de ingles e do tempo disponível que você tenha para viajar, um intercâmbio só tem a acrescentar! Tem algumas maneiras de você praticar o inglês em casa, para quando chegar o dia da viagem, você estar mais segura. Dá uma olhada nesse post que escrevi sobre como se tornar fluente em um idioma –> http://passaporteousado.com.br/2016/04/15/quanto-tempo-demora-para-me-tornar-fluente-em-um-idioma/
      Espero ter ajudado e boa sorte tá?

  4. Olá Andreia, td bom?
    Estou interessada em fazer o curso intensivo na EC toronto, gostaria de saber , se vale a pena eu fechar o pacote por agencia aqui no Brasil, ou chegando lá, consigo fazer minha matrícula, direto na escola?
    Parabéns pelo Blog!! 🙂
    Bj
    Luciana

    1. Muito obrigada, Luciana! Seja sempre muito bem-vinda, tá?
      Eu particularmente acho melhor fechar com uma agência de intercâmbio aqui no Brasil. Se você fizer isso com antecedência, você pode até conseguir descontos bem válidos, além de ter todo o suporte de profissionais que estão aptos a desenvolver este tipo de trabalho, podendo evitar possíveis imprevistos lá na frente.
      Boa sorte!!! 😘😘😘

  5. Olá!!! Adorei o que você escreveu.. mas ainda estou com uma dúvida…
    Moro em Santa Monica e aqui tem a ELS e a EC bem próximas.
    Pelo que você descreveu a ELS é mais gramatical e a EC é mais conversação, certo?
    Qual você acha que evoluiu melhor o seu inglês??

    Obrigada!!!!

    1. Olá Mariana, obrigada pelo seu comentário!
      Olha, eu acho que ter estudado na ELS foi fundamental para que eu pudesse adquirir confiança… Quando eu estudei na EC, eu já era fluente, então foi uma experiência completamente diferente… Ambas escolas são ótimas e visam o desenvolvimento de todas as habilidades, mas a ELS é mais acadêmica e prepara os alunos desde os níveis mais básicos para universidades no exterior. Enquanto a EC desenvolve atividades mais dinâmicas e situacionais do dia a dia. Sendo assim, acho que vc tem que analisar quais são os seus objetivos….
      Espero ter ajudado, super beijo 😘

  6. Muuuuuito obrigada pelo seu blog. Eu penso em fazer o mesmo quando voltar do meu intercâmbio que será em setembro desse ano (2017). Poder ajudar as pessoas assim como eu fui ajudada por você. Ler todo o seu blog foi decisivo para a escolha da escola EC. Nem a CI Intercâmbios comentou sobre esse curso EC 30+. E mesmo ficando quase R$2000 a mais que outras escolas, eu optei por ela, por tudo que você comentou aqui.

  7. Ola!!
    Estava com muitas dúvidas entre a ILAC e EC, seu post ajudou a decidir por EC,vou fazer o curso intensivo pra 5 semanas, tô entre o curso intensivo normal e o 30+.
    Outra dúvida é quanto acomodação, CCNM ou Homestay? Vc ficou em qual?Estou indo fim de janeiro,frio,neve.etc.. kkkkkk e tenho medo..sozinha e da distância escola/acomodação.
    Obrigada.

    1. Oiiii, ai que legal!!!
      Olha, depende qual é o seu foco, mas o curso intensivo em si é bem completo!
      Eu fiquei em uma residência estudantil chamada Chestnut Residence, mas ela está disponível somente para o período de verão… Vejo várias pessoas falando sobre a CCNM e ja li bastante sobre ela e me parece ser bem legal. Eu escrevi um post sobre a escolha da acomodação durante o intercâmbio, dá uma olhadinha nesse link 👉 http://passaporteousado.com.br/2016/02/26/casa-de-familia-ou-residencia-estudantil-qual-tipo-de-acomodacao-escolher-durante-o-intercambio/
      Olha, não tenha medo de ir sozinha, você vai conhecer um lugar novo, vai viver uma experiência diferente, vai conhecer pessoas e se autoconhecer! Eu também escrevi um post sobre viajar sozinha e espero que ele te inspire e te encoraje! 👉 http://passaporteousado.com.br/2015/04/11/nao-tenha-medo-de-andar-sozinho-a/
      Um super beijo e aproveita muito! 😘

  8. Oi Andreia, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo post, muito completo e informativo!
    Queria saber sua opinião sobre a minha situação, que é a seguinte: eu já soou professora de inglês no Brasil e nunca estive fora, mas estou indo para a Europa Toronto agora em novembro. Fechei o curso de 20h, mas estou pensando em trocar para o de 30h, pois penso que talvez 20h não acrescente tanto assim por eu já estar em um nível um pouco mais avançado.
    Por outro lado, penso se aproveitaria a viagem estudando tanto.
    Estou um pouco perdida.
    O que você acha?
    Agradeço desde já!

    1. Oi Nathalia, muito obrigada pelo seu comentário!!!
      Tudo depende muito de quanto tempo você vai ficar e qual o seu foco de fato.
      De acordo com as experiências que tive, eu recomendaria o curso de 30h semanais para alunos com um nível mais básico/intermediário, pois há a necessidade de aulas mais direcionadas para que a pessoa se adapte ao idioma e suas habilidades (speaking, listening, reading, writing e grammar). Para alunos que vão ficar um mês ou menos, e que já têm um conhecimento do idioma, eu indicaria o curso de 20h semanais, pois a pratica do idioma com nativos fora do ambiente escolar também é muito importante, e isso eu falo por experiência própria! Eu também sou professora de inglês aqui no Brasil e fiz 20h semanais e não me arrependo.
      Agora se você pretende se preparar para algum teste de proficiência, eu indico o curso de 30h, pois será bem focado no estilo da prova.
      Bom, essa é a minha opinião e espero ter ajudado ;)) Aproveite muito seu intercâmbio!!!! Super beijo 😘

  9. Só quero deixar meu muitíssimo obrigado, suas publicações são excelentes! Vou divulgar entre os amigos de curso. Você me salvou! Haha. Pretendo realizar o mesmo intercâmbio que você. Estou me planejando! Thankss!

    1. Oi George, você não tem ideia do quanto amei ler seus comentários! Que bom poder te ajudar e ajudar outras pessoas a realizarem um sonho!!!
      Tenho estado meio ausente do blog por alguns motivos, mas vou voltar a atualiza-lo em breve e muitos posts legais estão por vir.
      Obrigada pelas suas palavras e vá em frente com seus sonhos, ok? Bjss

  10. Oláaaaa amei seu blog!!! E todas as experiências que vc conta nele.
    Vou agora em outubro e ficarei na CCNM e estudarei na EC+30, mas estou com uma dúvida, queria saber da sua experiência na residência estudantil como foi…. se lá é bom… como funciona!

    Obrigada!

    Bjos

    1. Oi Luciana, muito obrigada, seja sempre muito bem vinda por aqui, viu?
      Eu não fiquei na CCNM, eu fiquei na Chestnut Residence. Esta residência funciona basicamente como um hotel, sendo que o estudante pode escolher se quer ficar em quarto individual ou compartilhado. Quando fiz intercâmbio em NY, eu dividia um apartamento com mais 3 meninas que também estudavam na escola. As residências estudantis são geralmente bem centralizadas e a galera está sempre disposta a fazer novas amizades. Eu fiz um post sobre isso, caso queira saber maisda um olhadinha neste link >>>> http://passaporteousado.com.br/2016/02/26/casa-de-familia-ou-residencia-estudantil-qual-tipo-de-acomodacao-escolher-durante-o-intercambio/
      Super beijo e aproveita muito a experiência!!! 😘😘

    2. Olá Luciane, tudo bem?! Meu nome é Bajka, desculpa me intrometer na conversa. Gostaria de saber se você ficou na CCNM? Se gostou? A localização? Pois ano que vem pretendo ficar lá também. Obrigada!!

  11. Ola Andreia, parabens pelo blog. Achei esse artigo tao interessante que indiquei para a agencia que fechei o intercambio para eles repassarem para outros alunos que estejam em duvida sobre a EC. Vou fazer 8 semanas de intercambio na EC toronto em outubro e novembro na turma 30+. Vai ser minha primeira experiencia como intercambista e viajando por tanto tempo fora do país. Estou um pouco apreensivo, mas muito entusiasmado com essa oportunidade. Tenho duvidas com relacao aos passeios culturais oferecidos pela EC junto com a TNT tours. Voce tem ideia sobre precos para viagens para outras cidades canadenses e locais nos EUA? Tipo, os estudantes relatam ser mais em conta viajar pela empresa do que por conta propria? Obrigado desde ja. Abracao.

    1. Olá Mario, tudo bem? Fico muito feliz que tenha gostado e muito obrigada por indicar o post, pois a minha intenção quando o escrevi, foi justamente esclarecer dúvidas frequentes e incentivar mais e mais pessoas a embarcarem nessa experiência.
      Pois bem, os valores dos passeios dependem muito da época em que você vai… As viagens de fim de semana para NY ou Montreal por exemplo, estavam em torno de 250 a 350 dólares. Quanto aos passeios culturais, sugiro que você analise quando chegar lá, pois no seu primeiro dia na escola, eles te entregarão um schedule de atrações durante o mês, então você pode analisar o que compensa. Eu fui em uma boat party e para Niagara Falls junto com a escola, caso queira saber como foi a day trip para Niagara Falls, é só clicar neste link >>> http://passaporteousado.com.br/2016/01/25/niagara-falls-atraves-do-mirante-canadense/ Para visitar os principais pontos turísticos de TO, eu comprei o city pass e também escrevi um post sobre isso >>> http://passaporteousado.com.br/2015/10/23/toronto-city-pass/
      Espero ter te ajudado… Aproveite muito essa experiência incrível e não tenha medo da imersão cultural… Eu não sei qual tipo de acomodação você escolheu e caso queira saber mais, você pode ler este post >>> http://passaporteousado.com.br/2016/02/26/casa-de-familia-ou-residencia-estudantil-qual-tipo-de-acomodacao-escolher-durante-o-intercambio/ que escrevi sobre como é se hospedar em Casa de Família e Residência Estudantil.
      Te desejo uma ótima viagem e aproveite muito essa oportunidade!!!!
      Have lots of fun there!!!!

      1. Obrigado Andreia, eu ja li seus artigos sobre Niagara e City Pass e ja comprei ja o City Pass. O tipo de acomodacao que eu escolhi foi o homestay, por ser mais em conta e pra me expor mais ao idioma e à cultura canadense. Tenho duvidas sobre o quanto de dinheiro levar. Soube que temos que levar 1,5mil CAD por mês de estudo, entao to levando 3mil CAD, mas tenho duvidas se esse valor vai ser gasto somente com custo de vida diario, ou se da pra fazer esses passeios para outras cidades. Sei que isso é muito relativo e varia muito de pessoa para pessoa, mas pela sua experiencia, esse valor pra 2 meses da pra fazer esses passeios?

        1. Que legal que vai ficar em homestay, geralmente as famílias canadenses acolhem muito bem os estudantes estrangeiros…
          Olha, eu separei R$ 3500,00 para gastos pessoais durante o mês (alimentação, transporte, passeios, entre outros) e pra ser sincera, ainda sobrou, porém, como disse anteriormente, eu não fiz nenhuma viagem, portanto, acho que essa quantidade que está levando é suficiente. Ahh se prepare porque o custo de vida em TO é alto! hahaha
          Espero ter ajudado e qualquer dúvida que tiver pode escrever aqui :))

          1. Obrigado Andreia. Só mais uma coisa, o que a EC usa como material didático? Livros, impressos avulsos, algo digital pra usar em tablets? Devo levar caderno ou um iPad basta?

            1. Eles te entregarão dois livros que você usará durante as aulas. Eu acho interessante que leve um caderno, até mesmo para usar as folhas para fazer certos trabalhos e entregar ao professor… 🙂
              Te desejo uma ótima viagem e espero que você se surpreenda muito positivamente, viu? Bjss

  12. Ola Andréia, tudo bem?
    Pretendo ir pro Canada em novembro e estudar na EC mas ainda não decidi se ficarei 1 mês em Toronto + 2 semanas em Vancouver ou 2 meses em Toronto, tenho um nível pré/intermediário da linguá (estou no 3 ano do curso aqui no Brasil), você acha que 20 aulas semanais dá pra melhorar bem o idioma?

    1. Olá Ana Caroline, tudo bem?
      Eu fiquei um mês em Toronto e ainda quero voltar para conhecer Vancouver, Montreal e tudo mais que puder… Um dia eu volto! :))
      Olha, eu acho 20 hs suficiente, porque você tem a oportunidade de praticar o inglês fora da escola com nativos. Quando se faz um curso intensivo, o aluno fica praticamente o dia todo na escola… Eu acho muito importante as aulas da escola, mas também a interação com falantes nativos no dia a dia… Bom, essa é a minha opinião e eu falo por experiência própria!Espero ter te ajudado, boa viagem e aproveita muuuuito a experiência! 😘

  13. Oi!! Eu quero mt fazer intercâmbio, só que eu estou em dúvida de praticamente tudo, só tenho certeza de que quero curso de idiomas. Eu queria saber se vc prefere Toronto ou Vancouver, e quantas semanas. Eu tenho duas dúvidas enormes: 1- já que os alunos são de nacionalidades diferentes e mts são de nível básico, como os professores conseguem se comunicar? Tem vários professores? E a 2- Se eu não escolher tipo “o estado” que eu quero ir, o intercambio fica mt mais barato? Quanto mais ou menos? Desculpe tantas dúvidas kkk adoro seu blog! Agradeço desde já.

    1. Olá Taise, saiba queas dúvidas são muito saudáveis, portanto, não tenha vergonha de perguntar, certo?
      Bom, eu não conheço Vancouver, infelizmente, por isso, não consigo expressar minha preferência, mas eu gosto muito de TO porque é uma cidade grande, cosmopolita e bem organizada. Tudo funciona praticamente de forma perfeita por lá…
      Logo no primeiro dei de “aula” todos os alunos passam por um teste de nivelamento, teste esse que vai definir o seu nível de conhecimento da língua. Você será colocada em uma sala que tenha pessoas com o mesmo nível de conhecimento que você. E sim, têm muuuitos professores… Alguns são especializados para dar aulas em em nível básico, outros para ensinar alunos de nível avançado e outros para dar aulas em cursos preparatórios para testes de proficiência.
      Quanto à escolha de Estado, essa é uma opção para programa de Hagh School, mas não se aplica ao programa de curso de idiomas. São intercâmbios diferentes e eu falei sobre os diversos tipos de intercâmbio neste post : http://passaporteousado.com.br/2015/01/30/salao-do-estudante-2014-eu-fui-2/
      Espero ter ajudado um pouquinho e seja sempre muito bem vinda, ok? Super beijo!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *