COMO É ESTUDAR INGLÊS NA ELS LANGUAGE CENTERS – MANHATTAN…?

Então, vamos estudar Inglês no exterior? Por que não, né? Estudei por quase seis meses na ELS – Manhattan e hoje venho contar para vocês um pouquinho da minha experiência.

A primeira escola da ELS Language Centers foi fundada em 1961, em New Jersey – USA, e agora, podemos encontrar sedes em várias cidades dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A ELS – Manhattan situa-se no campus urbano da Adelphi University, em um prédio comercial no centro financeiro de Manhattan. A localização é bastante privilegiada, com acesso fácil e rápido a todos os meios de transporte de NY.

É de suma importância ressaltar que essa é uma escola extremamente acadêmica, que apresenta como meta principal preparar os alunos para testes de proficiência, que são pré-requisitos para admissão de estrangeiros em universidades no exterior.

A ELS apresenta 12 níveis de estudo, desde o iniciante até o avançado e masters. O tempo de estudo para cada nível é de um mês. Se o aluno começa a estudar no nível 4, ele terá um mês de aulas, para  avançar e chegar ao nível 5… Estudantes com qualquer nível de inglês podem estudar na ELS Language Centers, pois assim como na maioria das escolas, os alunos passam por um ‘teste de nivelamento’ logo no primeiro dia de ‘aula’, o qual permite que os professores avaliem o nível de inglês de cada um.

Uma vez que o aluno decide estudar nessa escola, o mesmo pode escolher entre o Semi-Intensive English Program e o Intensive English Program. Além das aulas no período matutino, o Intensive English, oferece também aulas mais específicas no período vespertino, como, pronúncia; Inglês para negócios; conversação… Eu fiz o Semi-Intensive English e agora vou explicar como é a rotina de estudos.

ELS3

ELS2

As aulas começam às 09h e terminam às 12h50 e são divididas em Reading and Writing; Structure and Speaking Practice e Computer Lab. As aulas de Reading and Writing têm duração de 50 minutos e são importantes para que o aluno desenvolva a habilidade de escrever nos moldes acadêmicos e consequentemente fazer uso de um vocabulário mais culto, além disso, o aluno amplia capacidade de interpretação através do ‘reading for the main idea’ . Dependendo do nível, os alunos devem fazer um ‘book report’ que consiste em ler um livro e escrever um resumo para entregar ao professor no final do ciclo.

ELS4

As aulas de ‘Structure and Speaking Practice’ são mais demoradas, com 1 hora e 50 minutos de duração. O objetivo é abordar estruturas gramaticais, mas principalmente, fazer com que os alunos se expressem oralmente com total facilidade e confiança. A partir do nível intermediário, os alunos devem preparar uma ‘speaking presentation’ ou seja, escolher um tema, estudar e explicar para seus classmates em datas estabelecidas pelo professor.

ELS5

As aulas no ‘Computer Lab’ têm duração de 50 minutos e geralmente o estudante faz atividades dinâmicas na internet, oferecidas pela plataforma da própria escola”. Essas aulas são interessantes porque geralmente alunos de outras turmas se juntam à sua e você acaba interagindo com pessoas diferentes e consequentemente fazendo novos amigos.

ELS1

Na metade de cada ciclo, todos os alunos são submetidos a um teste chamado ‘Mid Term’, tanto em Reading and Writing, quanto em Structure and Speaking Practice. Esse teste avalia o desenvolvimento de cada aluno até o momento e ao final do ciclo, todos são submetidos ao ‘Final Exam’ e esse é o teste decisivo, que indicará se o estudante está ou não preparado para avançar. É importante ressaltar que todas as atividades são desenvolvidas de acordo com o nível de cada aluno possibilitando a prática de todas as habilidades de forma gradativa e eficaz.

ELS
Todos os alunos recebem um certificado no final da temporada de estudos na ELS, que comprova o nível de Inglês de cada um.

Bom, pelo que vocês puderam perceber, não tem moleza, né? Homework, redação, provas, apresentações, leitura e mais leitura e por aí vai, são atividades constantes e devo reconhecer que tudo isso foi fundamental para o meu aprendizado. Mas como “aprender Inglês” não se resume única e exclusivamente em uma sala de aula, alunos e professores, a escola disponibiliza atividades extras no período da tarde, como visitas a museus, parques, musicais, entre outras atrações e pontos turísticos da cidade… A escola organiza inclusive excursões de fim de semana….

PS: Acho importante mencionar que o estúdio fotográfico da Macy’s e da Bloomingdales encontra-se no mesmo andar que a escola, então é absolutamente normal você estar andando pelos corredores e se deparar com um modelo fotografando a nova coleção… (Só pra constar)

Sabemos que ao estudar inglês no exterior e estar em contato com a cultura e o idioma 24 horas, faz com que o aluno alcance a fluência de forma mais rápida, no entanto, vale lembrar que escola e programa de intercâmbio nenhum fazem milagre, caso o aluno não se esforce. É muito importante que o mesmo tenha maturidade, dedicação e principalmente, muita vontade de realmente aprender a língua inglesa. Esse pode ser o diferencial no seu currículo, só depende de você aproveitar ou não a oportunidade!

COME TO ELS – MANHATTAN!!!

8 thoughts on “COMO É ESTUDAR INGLÊS NA ELS LANGUAGE CENTERS – MANHATTAN…?”

    1. Oi Carla… Na minha opinião, a ELS tem uma metodologia de ensino mais acadêmica, focada em preparar os alunos para serem admitidos por universidades no exterior. E a EC oferece atividades mais focadas no desenvolvimento geral do idioma, com bastante atividades de speaking em sala. Não tem um método melhor que o outro, mas sim o que vem de encontro com seu objetivo. :)) Espero te ajudado de alguma forma…

  1. Ameiii o blog, tudo muito bonito e informativo, muito bem explicado e detalhado, voltarei no blog todos os dias.
    Esperando anciosamente as próximas postagens…
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *